Serviço de Psicologia

O Serviço de Psicologia do Colégio Nossa Senhora da Paz é composto por uma equipa de quatro psicólogas, cujo papel é apoiar e intervir junto de toda a comunidade educativa. Este desenvolve diferentes atividades que orientam a sua ação para o desenvolvimento integral do aluno, intervindo a nível psicológico e psicopedagógico ao longo de todo o percurso escolar. Neste sentido, o Serviço de Psicologia atua em intervenção direta com os alunos, mas desenvolve, sobretudo, trabalho colaborativo com educadores e professores na organização de medidas e respostas educativas diferenciadas.

APRESENTAÇÃO DA EQUIPA

COORDENAÇÃO

Dr.ª Margarida Rodrigues Baldaque

PRÉ-ESCOLAR

Dr.ª Margarida Rodrigues Baldaque

Contacto: margaridabaldaque@colegiodapaz.org

1º CICLO DO ENSINO BÁSICO

Dr.ª Catarina Sousa Soares

Contacto: catarinasoares@colegiodapaz.org

2º/3º CICLOS DO ENSINO BÁSICO

Dr.ª Ana Cabral

Contacto: anacabral@colegiodapaz.org

9º ANO E ENSINO SECUNDÁRIO

Dr.ª Daniela Fernandes

Contacto: danielafernandes@colegiodapaz.org

MODALIDADES DE INTERVENÇÃO

Esta equipa atua segundo um modelo multinível, em que há intervenções a três níveis:

(1) Intervenções Promocionais, que têm como objetivo promover o bem-estar e sucesso escolar de todos os alunos;

(2) Intervenções Preventivas, que se dirigem a alunos identificados como estando em situação de risco ou que evidenciam necessidades de suporte adicionais por não responderem às intervenções promocionais;

(3) Intervenções Remediativas, que são implementadas individualmente ou em grupos muito pequenos para dar resposta a dificuldades específicas diagnosticadas num aluno.

AREAS DE INTERVENÇÃO

As principais áreas de intervenção do Serviço de psicologia são: