Procedimentos
Procedimento para Encaminhamento e Sinalização
Quando se inicia?
O processo de encaminhamento e
sinalização inicia-se no momento em que existe um pedido de
intervenção que deverá ser realizado preferencialmente pelos
Educadores, Professores do 1.º CEB, Diretores de Turma ou
Direção.
Como se inicia?
O contacto com o SP para sinalização
de casos deve ser feito, preferencialmente, pelos
educadores, professores ou diretores de turma responsáveis
pelo grupo a que a criança/aluno pertence.
Quando o Encarregado de Educação (EE) pretende contactar
diretamente o SP deverá marcar uma entrevista na Secretaria,
dentro do horário de atendimento a EE definido pelo SP.
Neste caso, o SP informará o educador, professor ou diretor
de turma da necessidade de sinalização da criança/aluno de
acordo com a informação apresentada pelo EE, mediante a
anuência do último.
Quais são os procedimentos habituais?
A partir deste momento, e mediante uma análise prévia da situação, é pedida ao Encarregados de Educação a autorização para a avaliação e acompanhamento direto do aluno no Serviço de Psicologia, quando estes são necessários. No caso de resposta afirmativa, inicia-se a abertura do processo e a caraterização do aluno junto de pais, professores e do próprio, de forma a recolher informações úteis para encontrar as soluções mais adequadas para o caso específico do aluno. Após o processo de avaliação delineiam-se algumas propostas de intervenção que podem passar pelo:
• Atendimento direto do aluno pelo
SP e/ou
• Consultadoria com pais e/ou professores.Ou ainda
• Encaminhamento para técnico no exterior, quando se
considera que esta intervenção será a mais adequada para o
aluno.
Durante todo o processo são realizadas reuniões entre o SP,
pais e professores de forma a avaliar a eficácia do processo
de intervenção.
(In “Acompanhamento
Psicopedagógico no Serviço de Psicologia - Manual para
Docentes e Encarregados de Educação” – Adaptado)