Pré-Escolar

Paz-PE7
Paz-PE9
next arrow

A Educação do Pré-Escolar (PE) integra crianças com idades compreendidas entre os 3 e 5 anos.

O percurso de cada criança no Pré-escolar, tem como referenciais o Perfil dos Alunos dos Centros Educativos das Irmãs Doroteias. Embora o trabalho no PE tenha por base as Orientações Curriculares do Ministério da Educação, também são abordadas outras correntes pedagógicas da educação de infância, o que faz com que o trabalho seja diversificado e enriquecedor para cada criança.

Tal como nos restantes níveis, a intencionalidade é que cada um seja Autor da sua Vida e também Transformador da Realidade.

Uma das metodologias pedagógicas que nos caracteriza, é a metodologia de trabalho de projeto, que valoriza a criança como um ser capaz e competente para resolver problemas e ultrapassar etapas através de pesquisas e investigações que realiza e partilha com outros. Trabalhando o método científico, ao longo deste processo, há lugar para a colaboração entre pares, educadores, família e comunidade envolvente. É uma metodologia enriquecedora na construção de conhecimento por parte das crianças que pode ser levada a cabo individualmente, em pequeno grupo, ou por toda a turma.

No PE utiliza-se o portefólio individual da criança, que consiste numa coleção de trabalhos/evidências do crescimento da mesma, nas diferentes áreas de desenvolvimento, de modo a poder recolher informação acerca dos progressos individuais de cada uma. Como se trata de Portfolios de Aprendizagem, envolvem as crianças na avaliação do seu próprio trabalho, permitindo que ela revisite experiências, reflita sobre as suas expetativas, envolvendo-se na sua aprendizagem e melhoria.

Programa de Promoção de Competências Linguísticas destina-se às crianças dos 4 e 5 anos, englobando os domínios considerados fundamentais para o sucesso das aprendizagens de toda a escolaridade.

A Música, a Educação Física e o Inglês, da responsabilidade de professores especializados, integram a formação das crianças, bem como a Educação da Interioridade, que está na base e mantém estreita relação com a Formação Cristã.