INSCRIÇÕES CATEQUESE

Secundário

1 – REFORÇO DO PLANO DE ESTUDOS

Os Planos de Estudos dos cursos do ensino secundário poderão ser reforçado nos tempos letivos (carga horária) de disciplinas nucleares para as aprendizagens previstas em cada curso e sujeitas a avaliação final externa/exames finais nacionais; com a realização de visitas de estudo que enriqueçam cognitiva, cultural, histórica ou artisticamente os alunos, quer em Portugal quer no estrangeiro; com a participação em Projetos Especiais, realizados no âmbito do Projeto Educativo do Colégio.

2 - APOIO PEDAGÓGICO

2.1  – Planos de Apoio

Atendendo a que a avaliação, sendo parte do processo de ensino-aprendizagem, permite verificar a aquisição das competências do currículo, diagnosticar insuficiências e dificuldades e orientar o processo educativo e a retenção dos alunos deve ser uma medida pedagógica de última instância, dado o carácter formativo da avaliação, considera-se importante optimizar as situações de aprendizagem, prevendo Planos de Apoio com vista ao sucesso educativo dos alunos e levados a cabo pelos diferentes professores de cada turma de forma coordenada e sujeita a avaliação sistemática.
    A elaboração de qualquer tipo de Plano pressupõe sempre a elaboração de uma ficha de caracterização do aluno da qual devem constar as principais dificuldades/ competências em défice bem como as suas potencialidades. Sempre que o Conselho de Turma ou Professor julgar pertinente, poderá elaborar um Plano de Apoio para alunos cujo défice face às competências previstas (transversais ou específicas de determinada disciplina) seja motivo de especial cuidado.

2.2 - Apoio Pedagógico Interno

O Apoio Pedagógico Interno visa:

-  promover a aquisição de competências, por parte dos alunos, que se encontrem desfasados dos objetivos previstos para uma determinada disciplina e/ou para o conjunto da turma em que o aluno se insere;

-  rever conteúdos estruturantes de anos letivos anteriores;

- ser uma estratégia complementar de todo o trabalho realizado no âmbito das aulas de cada disciplina, não excluindo (até pressupondo) um esforço individual suplementar no sentido da aproximação das competências estipuladas;

- orientar o estudo e o trabalho a realizar na preparação dos exames nacionais;

- consolidar os conteúdos, competências e/ou métodos de resolução de exercícios trabalhados em aula;

Aos alunos que apresentam desfasamento face às competências previstas para o seu nível de ensino será sugerida, pelo professor de cada disciplina, a frequência destas aulas. A indicação destes alunos será feita, em qualquer momento do ano letivo, ao diretor de turma (DT). O DT comunicará esta estratégia de acompanhamento ao encarregado de educação do aluno;
    A frequência das Aulas de Apoio é livre e aberta a todos os alunos nela interessados;

2.3 - Apoio personalizado

Mediante proposta conjunta do Conselho de Turma e do Serviço de Psicologia, os alunos que revelem qualquer tipo de desfasamento de aquisição das competências previstas deverão usufruir de apoio pedagógico personalizado durante os tempos letivos ou não letivos. A seleção do técnico/professor de apoio é da responsabilidade do Colégio, com posterior aprovação dos Pais ou Encarregados de Educação.