INSCRIÇÕES CATEQUESE

2º e 3º Ciclos

Atendendo a que a avaliação, sendo parte do processo de ensino-aprendizagem, permite verificar a aquisição dos objetivos/metas/competências do currículo; diagnosticar insuficiências e dificuldades; orientar o processo educativo, Atendendo a que a retenção dos alunos deve ser uma medida pedagógica de última instância, considera-se importante otimizar as situações de aprendizagem, prevendo Planos Específicos de Apoio, com vista ao sucesso educativo dos alunos e levados a cabo pelos diferentes professores de cada turma de forma coordenada e sujeita a avaliação sistemática.

Assim, os alunos que, no Colégio e no 2º e 3º ciclos, revelam desfasamento face aos objetivos/metas/competências de aprendizagem previstos, são objeto de sinalização por parte dos professores do conselho de turma ou do director de turma, com o apoio do serviço de psicologia, com vista ao estabelecimento de Planos de Apoio.

O Plano de Apoio é um documento que define estratégias, adequadas às características do aluno, que pretendem apoiá-lo na aquisição de aprendizagens e competências em défice.

1 – TIPOS DE APOIO PEDAGÓGICO

1.1 – APOIO PEDAGÓGICO EM PEQUENO GRUPO

Do horário dos alunos (embora em tempo extra letivo) constam tempos semanais de apoio pedagógico, da responsabilidade de professores das diferentes disciplinas (geralmente Português, Inglês, Matemática, Físico-Química e História), que visam:

- Promover a melhoria de competências, proceder ao esclarecimentos de dúvidas, promover e orientar o estudo autónomo dos alunos.

- Promover a aquisição de competências que se encontrem desfasadas dos objetivos previstos para uma determinada disciplina e/ou para o conjunto da turma em que o aluno se insere.

A sinalização desses alunos para frequência destes apoios é da competência do professor da disciplina, do Conselho de Turma, do Serviço de Psicologia ou da Direção.

- Ser uma estratégia complementar de todo o trabalho realizado no âmbito das aulas de cada disciplina;

Por isso, os Apoios estão disponíveis para todos os alunos que os pretendam frequentar, tendo como referência as competências previstas para o ano de escolaridade que o aluno frequenta.

Para os alunos que revelem desfasamento na aquisição das competências previstas para o seu ano de escolaridade o apoio tem caráter obrigatório, sendo os mesmos sinalizados pelos diretores de turma ou professores das disciplinas, com posterior informação enviada aos Pais.

1.2 – SALA DE ESTUDO ACOMPANHADO

A sala de Estudo Acompanhado funciona diariamente entre as 14.25 h e as 18.15 h, com o acompanhamento de professores. É a opção para os alunos que não pretendem ou não foram indicados para a frequência de apoios.