APOIO PEDAGÓGICO NO 1º CICLO
Atendendo a que a avaliação, sendo
parte do processo de ensino-aprendizagem, permite verificar
a aquisição dos objetivos/metas/competências do currículo;
diagnosticar insuficiências e dificuldades; orientar o
processo educativo. Atendendo a que a retenção dos alunos
deve ser uma medida pedagógica de última instância,
considera-se importante otimizar as situações de
aprendizagem, prevendo Planos Específicos (de Recuperação,
de Apoio, de Desenvolvimento e de Acompanhamento) com vista
ao sucesso educativo dos alunos e levados a cabo pelos
diferentes professores de cada turma de forma coordenada e
sujeita a avaliação sistemática. Assim, os alunos que, no
Colégio e no 1º Ciclo, revelam desfasamento face aos
objetivos/metas/competências de aprendizagem previstos, são
objeto de sinalização por parte dos professores titulares de
turma, com o apoio do serviço de psicologia, com vista ao
estabelecimento de Planos de Sinalização e Apoio.
Considera-se com desfasamento de competências o aluno cujos
resultados académicos, nas áreas curriculares de Português,
Matemática e Estudo do Meio, se situam em níveis médios de
55% ou inferiores.
1 – PLANOS DE SINALIZAÇÃO
1.1 – Plano de Apoio
Sempre que um aluno revele
desfasamento de aquisição de competências (de acordo com o
que foi referido anteriormente), será elaborado um Plano de
Apoio que identifique, por áreas curriculares, as
competências em desfasamento e as estratégias de recuperação
a implementar no apoio pedagógico.
Sempre que se verificarem dificuldades ou desfasamento
significativos, o Plano de Apoio deverá ser substituído por
Plano de Recuperação.
1.2 - Plano de Recuperação
O Plano de Recuperação é o
conjunto das actividades desenvolvidas quer no âmbito
curricular quer de enriquecimento curricular que contribuem
para que os alunos adquiram as aprendizagens e competências
previstas no currículo do ensino básico. Pode integrar
diversas modalidades e estratégias: pedagogia diferenciada
na sala de aula, programa de tutoria (orientação e
aconselhamento do aluno), actividades de compensação, aulas
de recuperação, etc.. Estas dependerão da circunstância de
cada aluno e das disponibilidades do Colégio de Nossa
Senhora da Paz.
A elaboração de Plano de Recuperação é obrigatoriamente
aplicável aos alunos que revelem dificuldades de
aprendizagem, concretamente a todos os que, no final do 1º
período, no 1º ciclo, não tenham desenvolvido as
competências necessárias para prosseguir com sucesso os seus
estudos. É também aplicável a todos os alunos que, no
decurso do 2º período (até à interrupção das actividades do
Carnaval), indiciem dificuldades de aprendizagem que possam
comprometer o seu sucesso escolar.
Os Plano de Recuperação devem ser atualizados (e os Pais ou
Encarregado de Educação informados) quando:
a) o aluno apresenta competências em défice noutras áreas
para além das descritas no plano de recuperação original;
b) se verifica um agravamento ou acréscimo significativo das
competências em défice (transversais ou específicas)
anteriormente referidas.
c) se alteram ou definem novas estratégias de recuperação
para o aluno.
1.3 - Plano de Desenvolvimento
O Plano de Desenvolvimento
é o conjunto das actividades desenvolvidas quer no âmbito
curricular quer de enriquecimento curricular que
possibilitam aos alunos uma intervenção educativa bem
sucedida, criando condições para a expressão e
desenvolvimento de capacidades excecionais. Pode prever
modalidades e estratégias diversas, tais como a pedagogia
diferenciada na sala de aula, programas de tutoria (para
orientação e aconselhamento do aluno), actividades de
enriquecimento, etc.. É aplicável aos alunos que revelem
capacidades excepcionais de aprendizagem, sendo decorrente
da avaliação sumativa do 1º período feita pelo Professor
Titular de Turma do 1º ciclo.
A aplicação de um Plano de Desenvolvimento deve resultar de
um diagnóstico fundamentado e comprovativo da existência de
capacidades excecionais de aprendizagem.
1.4 – Plano de Acompanhamento
O Plano de Acompanhamento
é o conjunto das actividades desenvolvidas quer no âmbito
curricular quer de enriquecimento curricular que incidem nas
disciplinas ou áreas disciplinares em que um aluno não
adquiriu as competências essenciais, com vista à prevenção
de situações de retenção repetida. É aplicável aos alunos
que tenham sido objeto de retenção, como resultado da
avaliação sumativa final do respetivo ano de escolaridade, e
elaborado pelo Professor Titular de Turma do 1º
Ciclo/Conselho de Docentes, no 1º ciclo, sendo aplicado no
ano escolar seguinte.
2 – TIPOS DE APOIO PEDAGÓGICO
2.1 – APOIO PEDAGÓGICO EM GRUPO
Do horário dos alunos (em
tempo extra letivo) constam dois tempos semanais de apoio
pedagógico, da responsabilidade do professor titular de
turma, que visa a promoção de competências em défice nos
alunos sinalizados em cada grupo e para os quais foram
criados Planos de Apoio ou de Recuperação. No limite, um
aluno poderá frequentar os tempos de apoio da sua turma e,
também, da outra turma do mesmo ano de escolaridade (no
pressuposto de que existam duas turmas por ano de
escolaridade).
No 4º Ano, existe ainda a Oficina de Escrita, em que os
alunos sinalizados para o efeito podem beneficiar de apoio
nesta área específica, uma vez por semana.
A sinalização desses alunos é da competência do professor
titular de turma, do Serviço de Psicologia, do Conselho de
Docentes do 1º Ciclo, da Direção.
2.2 – APOIO PEDAGÓGICO PERSONALIZADO
Mediante proposta conjunta
do Professor titular de turma do 1º Ciclo e Serviço de
Psicologia, os alunos que revelem desfasamento significativo
de aquisição das competências previstas deverão usufruir de
apoio pedagógico personalizado durante os tempos letivos ou
não letivos. A seleção do técnico/professor de apoio é da
responsabilidade do Colégio, com posterior aprovação dos
Pais ou Encarregados de Educação.