INSCRIÇÕES CATEQUESE

1º Ciclo

Atendendo a que a avaliação, sendo parte do processo de ensino-aprendizagem, permite verificar a aquisição dos objetivos/metas/competências do currículo; diagnosticar insuficiências e dificuldades; orientar o processo educativo, Atendendo a que a retenção dos alunos deve ser uma medida pedagógica de última instância, considera-se importante otimizar as situações de aprendizagem, prevendo Planos de Apoio, com vista ao sucesso educativo dos alunos e levados a cabo pelos diferentes professores de cada turma de forma coordenada e sujeita a avaliação sistemática.
    Assim, os alunos que, no Colégio e no 1º ciclo, revelam desfasamento face aos objetivos/metas/competências de aprendizagem previstos, são objeto de sinalização por parte dos professores, com o apoio do serviço de psicologia, com vista ao estabelecimento de Planos de Apoio.
O Plano de Apoio é um documento que define estratégias, adequadas às características do aluno, que pretendem apoiá-lo na aquisição de aprendizagens e competências em défice.

1 – TIPOS DE APOIO PEDAGÓGICO

1.1 – APOIO PEDAGÓGICO EM PEQUENO GRUPO

Do horário dos alunos (em tempo extra letivo) constam dois tempos semanais de apoio pedagógico, da responsabilidade do professor titular de turma, que visa a promoção de competências em défice nos alunos sinalizados em cada grupo e para os quais foram criados Planos de Apoio ou de Recuperação. No limite, um aluno poderá frequentar os tempos de apoio da sua turma e, também, da outra turma do mesmo ano de escolaridade (no pressuposto de que existam duas turmas por ano de escolaridade).
    A sinalização desses alunos é da competência do professor titular de turma, do Serviço de Psicologia, do Conselho de Docentes do 1º Ciclo, da Direção.

1.2 – APOIO PEDAGÓGICO PERSONALIZADO

Mediante proposta conjunta do Professor titular de turma do 1º Ciclo e Serviço de Psicologia, os alunos que revelem desfasamento significativo de aquisição das competências previstas deverão usufruir de apoio pedagógico personalizado durante os tempos letivos ou não letivos. A seleção do técnico/professor de apoio é da responsabilidade do Colégio, com posterior aprovação dos Pais ou Encarregados de Educação.