Exames Nacionais

Circular de 11/06 (PDF)

Norma 2 (PDF)

Informações de Prova Geral (PDF)

Adenda às Informações de Prova Geral (PDF)

Informação Complementar (PDF)

Informação – Prova de Equivalência à Frequência (PDF)

Informação – Prova do 3º Ciclo (PDF)

Processo Extraordinário de Inscrição

Está a decorrer um processo extraordinário de inscrição, dando oportunidade aos encarregados de educação ou alunos, quando maiores, para procederem, consoante o caso, à inscrição ou à alteração da inscrição já realizada, na 1.ª fase.

De acordo com o referido no despacho normativo contendo a regulamentação das alterações introduzidas pela Lei n.º 31-A/2021, de 25 de maio, informa-se o seguinte:

  • Os alunos que já se inscreveram para melhoria de prova de ingresso em disciplina(s) com aprovação em anos letivos anteriores não precisam de aceder à Plataforma de Inscrição Eletrónica em Provas Exames (PIEPE) para alteração de inscrição nessa(s) disciplina(s), uma vez que a inscrição para melhoria de prova de ingresso é automaticamente considerada para melhoria de classificação final de disciplina.
  • Neste processo extraordinário de inscrição, inscrevem-se para melhoria de classificação final da disciplina, na 1.ª fase, exclusivamente para efeitos de acesso ao ensino superior, os alunos que obtiveram aprovação em anos letivos anteriores em disciplinas terminais do 11.º e do 12.º ano sujeitas a exame final nacional.
  • Para procederem à inscrição ou à alteração da inscrição já realizada, os alunos acedem à PIEPE, disponível em https://jnepiepe.dge.mec.pt.
  • Os alunos que pretendam alterar a inscrição já realizada, colocam o nome de utilizador e a palavra-passe que definiram quando procederam à sua inscrição e selecionam o botão “Entrar”.
  • Os alunos referidos no número anterior, após entrarem na sua inscrição, selecionam o botão “Avançar” e, em seguida, clicam no botão “Solicitar Reabertura de Inscrição”. Abre automaticamente a janela “Reabertura da Inscrição”, indicam o motivo da mesma e clicam no botão “Solicitar”.
  • Na alteração da inscrição, os alunos só têm acesso aos campos “4. Exames e Provas de Equivalência à Frequência a Realizar” e “5. Ficha ENES”.
  • Os alunos submetem as alterações à sua inscrição e recebem automaticamente um e- mail a informar que essa alteração aguarda validação da sua escola de inscrição.
  • Os alunos que pela primeira vez realizam a inscrição na PIEPE selecionam o botão “Registar” para procederem ao seu registo e, em seguida, efetuarem a inscrição pretendida.
  • O prazo extraordinário de inscrição decorre de 27 até 31 de maio, nos termos do disposto no n.º 1 do artigo 3.º da Lei n.º 31-A/2021, de 25 de maio.

__________________________________________________________________________________________________________

EXAMES

Vão iniciar-se em breve os procedimentos associados à realização de Exames Nacionais (e Provas de Equivalência à Frequência), a avaliação externa que abrange os alunos do ensino secundário.

Sobre este assunto, os alunos e encarregados de educação deverão ler atentamente os seguintes documentos:

          a) DESPACHO NORMATIVO n.º 10-A/2021: Determina a aprovação do Regulamento das Provas de Avaliação Externa e das Provas de Equivalência à Frequência dos Ensinos Básico e Secundário para o ano letivo 2020/2021, disponível em: https://area.dge.mec.pt/jnedoc/doc/411.PDF

          b) NORMA 01 JNE 2021 – Instruções para realização de provas e exames do ensino básico e do ensino secundário, disponível em: https://area.dge.mec.pt/jnedoc/doc/415.PDF

          c) GUIA GERAL DE EXAMES 2021 – disponível em: https://www.dges.gov.pt/guias/pdfs/GuiaGeralExames2021.pdf

Aconselha-se também a consulta da página eletrónica da Direção Geral do Ensino Superior, em https://www.dges.gov.pt/pt/pagina/guia-geral-de-exames-2021.

2. Alerta-se especificamente para o facto das inscrições para a realização dos exames finais nacionais serem efetuadas através da plataforma de inscrição eletrónica, disponível em: https://jnepiepe.dge.mec.pt.

Na plataforma de inscrição eletrónica encontram um separador com o manual  de instruções que os ajudará no processo de inscrição.

3. O prazo de inscrição para a 1ª fase decorre entre 24 de março e 15 de abril de 2021.

4. No dia 6 de abril  (3ª feira), às 18h00, será realizada uma reunião (Zoom), destinada a todos os alunos do 11º e 12º ano, e respetivos encarregados de educação com o objetivo de prestar esclarecimentos sobre o processo de inscrições.

Os links de acesso às salas ZOOM serão enviados pelas respetivas Diretoras de Turma.

ESCLARECIMENTO AOS ALUNOS

2021_ExamesNacionais