Ensino Secundário

sdr
Paz - 3º CEB e Secundário (1)
Paz - 3º CEB e Secundário (2)
Paz - 3º CEB e Secundário (5)
Paz - 3º CEB e Secundário (3)
Paz - 3º CEB e Secundário (6)
sdr
Paz - 3º CEB e Secundário (10)
Paz - 3º CEB e Secundário (12)
Paz - 3º CEB e Secundário (11)
Paz - 3º CEB e Secundário (13)
Paz - 3º CEB e Secundário (16)
Paz - 3º CEB e Secundário (14)
Paz - 3º CEB e Secundário (15)
Paz - 3º CEB e Secundário (4)

A valência do Ensino Secundário abrange os alunos do 10º, 11º e 12º anos.

O percurso de cada um dos nossos alunos mantém neste nível como referenciais o Perfil dos Alunos dos Centros Educativos das Irmãs Doroteias, bem como as Aprendizagens Essenciais, previstas no Currículo Nacional.

Nesta fase do seu desenvolvimento, cada aluno confronta-se já com a construção que foi fazendo do seu Projeto Vital, assumindo-o e enriquecendo-o, perante si e perante os outros.

Embora mantendo-se o objetivo da Formação Integral, da formação pessoal global, o percurso no ensino secundário corresponde às opções que cada um fez, tendo em vista um percurso de formação superior adequado aos seus interesses, competências e desejos.

O Currículo é constituído pelas disciplinas que integram cada um dos Cursos Científico Humanísticos existentes no Colégio: Ciências e Tecnologias, Ciências Socio-Económicas, Línguas e Humanidades e Artes Visuais. Em várias, há um claro reforço da carga letiva semanal, de modo a que os alunos possam adequar, com tranquilidade, a sua formação.

Metodologicamente, a construção, desenvolvimento e gestão do currículo são feitos com recurso a estratégias diversificadas, dentro das Metodologias de Aprendizagem Significativas, incluindo ainda Projetos de Gestão de Currículo, que descrevem abordagens pedagógicas centradas no aluno que vão ser colocadas em prática por um determinado grupo de professores, em ambiente de sala de aula.

São particularmente importantes, no ensino secundário, os Projetos de Participação dos Alunos, formal ou informalmente estabelecidos ao longo do ano, como, por exemplo, Projeto de Organização dos Recreios, Associação de Estudantes, Projetos Solidários, etc.

Estando em permanente construção, o Serviço de Psicologia mantém a sua colaboração na construção do Projeto Vital Pessoal.

Por último todos têm a possibilidade de certificar as suas aprendizagens de Inglês, através da realização dos exames da University of Cambridge, pelo menos até ao nível CEA.

O horário letivo é reforçado com Aulas de Apoio de várias disciplinas, que os alunos podem frequentar sistemática ou esporadicamente.

As atividades letivas do ensino secundário decorrem todos os dias, desde as 08.30 h, todas as manhãs e em três tardes.