2º e 3º Ciclos do Ensino Básico

Slider

A valência do 2º e 3º Ciclos abrange todos os alunos do 5º ao 9º ano de escolaridade.

O percurso de cada um dos nossos alunos tem como referenciais o Perfil dos Alunos dos Centros Educativos das Irmãs Doroteias, bem como as Aprendizagens Essenciais, previstas no Currículo Nacional.

Tal como nos restantes níveis, a intencionalidade é que cada um seja Autor da sua Vida e também Transformador da Realidade, na construção do seu Projeto Vital.

Mantém-se o objetivo da Formação Integral, da formação pessoal, embora esta fase corresponda, em termos de aprendizagem, a uma diversificação e especialização do currículo.

O Currículo é constituído pelo Português, Inglês (mantendo a estrutura, currículo e possibilidade de certificação da University of Cambridge), Francês ou Espanhol (a partir do 7º ano), História/Geografia, Matemática, Ciências da Natureza/Físico-Química, Educação Musical, Educação Visual, Educação Física, Educação Tecnológica; a Educação da Interioridade, que está na base e mantém estreita relação com Educação Moral e Religiosa Católica; as disciplinas de Tecnologia da Informação, Expressão Dramática e História da Arte e da Cultura. Algumas disciplinas são particularmente reforçadas no que se refere à carga letiva semanal.

Importante neste contexto é a disciplina de Formação Cívica, um tempo semanal orientado por cada Diretor de Turma, necessário para a gestão de cada grupo e que conta, muitas vezes, com a estreita colaboração do Serviço de Psicologia e Serviço de Enfermagem.

Metodologicamente, a construção, desenvolvimento e gestão do currículo são feitos com recurso a estratégias diversificadas, dentro das Metodologias de Aprendizagem Significativas.

Aqui ganham especial destaque os Projetos de Gestão de Currículo, que descrevem abordagens pedagógicas centradas no aluno que vão ser colocadas em prática por um determinado grupo de professores, em ambiente de sala de aula. São também importantes os Projetos de Participação dos Alunos, formal ou informalmente estabelecidos ao longo do ano.

Por último, uma dimensão formativa importante, a da Solidariedade e Responsabilidade social, traduzida no envolvimento e participação direta no grupo de voluntariado do Colégio, Sementes da Paz, ou nas ações e dinâmicas por ele propostas.

Na construção do Projeto Vital Pessoal colabora estreitamente o Serviço de Psicologia, desenvolvendo um profundo e personalizado processo de Orientação Vocacional, desde o 8º Ano.

As atividades letivas do 2º e 3º Ciclos decorrem todos os dias, desde as 08.30 h, todas as manhãs e três tardes. Nas restantes os alunos têm ao seu dispor a sala de estudo e os grupos de apoio das várias disciplinas.