1º Ciclo do Ensino Básico

A valência do 1º Ciclo abrange os grupos do 1º, 2º, 3º e 4º Anos

O percurso de cada criança, no 1º Ciclo, tem como referenciais o Perfil dos Alunos dos Centros Educativos das Irmãs Doroteias, bem como as Aprendizagens Essenciais, previstas no Currículo Nacional.

Tal como nos restantes níveis, a intencionalidade é que cada um seja Autor da sua Vida e também Transformador da Realidade, na construção do seu Projeto Vital.

O objetivo da Formação Integral é particularmente importante nesta fase. Cada criança é, antes de tudo, uma Pessoa, e não apenas um Aluno.

O Currículo é constituído pelo Português, Matemática e Estudo do Meio da responsabilidade das professoras titulares de turma; a Educação da Interioridade, que está na base e mantém estreita relação com a Formação Cristã; a Música, a Educação Física, as Artes Visuais e o Inglês, da responsabilidade de professores especializados.

O Inglês, já iniciado no Pré-escolar, segue agora o currículo e estrutura da University of Cambridge, o que permite uma formação profunda e (opcionalmente) certificada pela UC.

Tendo em conta a importância do domínio da língua materna (Português) como chave para a construção do conhecimento, o exercício de uma verdadeira cidadania e a criação de relações interpessoais, desenvolve-se também no Colégio o Projeto de Promoção da Leitura e da Escrita.

Metodologicamente, a construção, desenvolvimento e gestão do currículo são feitos com recurso a estratégias diversificadas, dentro das Metodologias de Aprendizagem Significativas.

Aqui ganham especial destaque os Cenários de Aprendizagem, que descrevem abordagens pedagógicas centradas no aluno que vão ser colocadas em prática por um determinado grupo de professores, em ambiente sala de aula. O processo de construção de cenários, disponibilizado pelo projeto Future Classroom Lab da European Schoolnet  (EUN) incentiva os professores a tornarem-se “designers de aprendizagem”, a refletirem e a organizarem uma série de atividades, concentrando-se naquilo que os alunos vão fazer para aprender, visando o desenvolvimento das suas competências para o século XXI, proporcionando uma aprendizagem mais estimulante e motivadora: aprendizagem colaborativa, aprendizagem baseada em projetos, aprendizagem invertida, aprendizagem personalizada, etc. As atividades letivas do 1º Ciclo decorrem das 08.45 h às 16.30 h (1º e 2º Anos) e das 08.30 h às 16.30 h (3º e 4º Anos), estando disponíveis, no final das mesmas, Atividades Extracurriculares diversas e a Sala de Estudo (com caráter facultativo).