Procedimentos

Procedimento para Encaminhamento e Sinalização

Quando se inicia?

O processo de encaminhamento e sinalização inicia-se no momento em que existe um pedido de intervenção que deverá ser realizado preferencialmente pelos Educadores, Professores do 1.º CEB, Diretores de Turma ou Direção.

Como se inicia?

O contacto com o SP para sinalização de casos deve ser feito, preferencialmente, pelos educadores, professores ou diretores de turma responsáveis pelo grupo a que a criança/aluno pertence.
Quando o Encarregado de Educação (EE) pretende contactar diretamente o SP deverá marcar uma entrevista na Secretaria, dentro do horário de atendimento a EE definido pelo SP. Neste caso, o SP informará o educador, professor ou diretor de turma da necessidade de sinalização da criança/aluno de acordo com a informação apresentada pelo EE, mediante a anuência do último.

Quais são os procedimentos habituais?

A partir deste momento, e mediante uma análise prévia da situação, é pedida ao Encarregados de Educação a autorização para a avaliação e acompanhamento direto do aluno no Serviço de Psicologia, quando estes são necessários. No caso de resposta afirmativa, inicia-se a abertura do processo e a caraterização do aluno junto de pais, professores e do próprio, de forma a recolher informações úteis para encontrar as soluções mais adequadas para o caso específico do aluno. Após o processo de avaliação delineiam-se algumas propostas de intervenção que podem passar pelo:

• Atendimento direto do aluno pelo SP e/ou
• Consultadoria com pais e/ou professores.Ou ainda
• Encaminhamento para técnico no exterior, quando se considera que esta intervenção será a mais adequada para o aluno.
Durante todo o processo são realizadas reuniões entre o SP, pais e professores de forma a avaliar a eficácia do processo de intervenção.

(In “Acompanhamento Psicopedagógico no Serviço de Psicologia - Manual para Docentes e Encarregados de Educação” – Adaptado)