Plano anual de atividades

Atividade Destinatários Objetivos/ Competências a desenvolver
Semana do Sorriso Comunidade Educativa Promover a adoção de comportamentos e atitudes positivas e otimistas.
Divulgação do Serviço de Psicologia Alunos do 1º, 5º e 10º ano Divulgar o trabalho desenvolvido pelo Serviço de Psicologia e familiarizar os alunos com a sua intervenção.
Jornadas do Estudo Encarregados de educação do ensino básico e secundário Apoiar os pais no processo de acompanhamento do estudo individual dos seus filhos.
Programa Horizontes Alunos 9º Ano Promover o desenvolvimento vocacional.
Apoiar na tomada de decisão vocacional.
Vidas em  60 minutos Comunidade educativa
Dar a conhecer diferentes percursos de vida.

Consciencializar para a existência de diferentes formas de realização

pessoal e profissional.
Formação de Desenvolvimento Pessoal Auxiliares de Ação Educativa Promover o desenvolvimento de competências pessoais e sociais.
Desenvolver competências/estratégias para intervir em contexto escolar.
Projeto de avaliação das competências pré-escolares
Alunos 5 anos

Apoiar no processo de transição do Jardim de Infância para o 1.º CEB.
Workshop do Ensino Secundário Alunos do 8.º e 9.º ano do Colégio e de outras escolas convidadas Divulgar a oferta formativa do Ensino Secundário.
Possibilitar a experimentação/contacto direto com conteúdos do Ensino Secundário.
Programa de intervenção nas competências pré-escolares
Alunos 5 anos
Promover competências pré-escolares necessárias à transição para o 1.º CEB.
Feira das Profissões e do Ensino Superior Alunos 2.º Ano, 3.º CEB e Secundário. Promover o conhecimento e contacto direto com várias profissões e oferta formativa do ensino superior.
Dia da Psicologia
(Daniel Goleman)
Comunidade Educativa
Divulgar o conhecimento científico desenvolvido no domínio da

Psicologia.

Sensibilizar para a importância da educação emocional.
Visita à Mostra da Universidade do Porto Alunos 8.º, 9.º e Secundário Promover o conhecimento da oferta educativa da Universidade do Porto.
Promover o contacto direto com áreas de investigação.
Mini-Estágios
Alunos 9.º ano
Promover o contacto com um profissional no contexto real de trabalho.
Formação de Desenvolvimento Pessoal Serviço de limpeza Promover o desenvolvimento de competências pessoais e sociais.
Programa Eu + Todos os alunos do colégio Promover o desenvolvimento de atitudes, comportamentos e valores relacionados com as 4 componentes da sexualidade: biológica, psicológica, social e ética.