O Serviço de Psicologia do Colégio de Nossa Senhora da Paz tem como principais objectivos:

1. Contribuir para o desenvolvimento integral dos alunos e para a construção da sua identidade pessoal, atuando em parceria com os restantes membros da comunidade educativa.
  2. Apoiar os alunos no seu processo de aprendizagem e de integração na comunidade escolar.

3. Prestar apoio de natureza psicológica e psicopedagógica, no contexto das atividades educativas, tendo em vista a promoção do sucesso escolar e a adequação das respostas educativas;

4. Apoiar os professores na sua atividade docente, definindo estratégias promotoras da qualidade do processo ensino-aprendizagem e medidas de apoio específicas para alunos com necessidades particulares.

5. Apoiar os alunos com problemas específicos no domínio da aprendizagem e comportamento, em contexto escolar.

6. Promover a qualidade das práticas educativas dos não docentes que intervêm diariamente junto dos alunos, visando a promoção do bem-estar no contexto escolar e a promoção do desenvolvimento dos alunos nos diferentes espaços e tempos do quotidiano escolar.

7. Desenvolver ações de aconselhamento psicossocial e vocacional dos alunos e promover actividades específicas de informação, aconselhamento e orientação escolar e profissional;

8. Promover o desenvolvimento pessoal e profissional dos diversos agentes educativos através da divulgação, organização e realização de ações de formação.

9. Promover a colaboração e articulação de professores e pais / encarregados de educação no processo educativo, em articulação com os recursos da comunidade.

10. Participar na implementação do projecto educativo do colégio, contribuindo para a concretização plena dos seus objetivos educativos e pedagógicos.