Programa Horizontes

O QUE É?

O Programa Horizontes é um programa de intervenção desenvolvido para os alunos do 9.º ano de escolaridade.
Habitualmente, inicia-se no início do mês de novembro, e termina no início do 3.º período.

No seu planeamento e implementação estão envolvidos os alunos do 9.º ano, psicólogas, pais e diretor de turma.
De uma forma geral, um programa de orientação vocacional é um “Processo que visa ajudar as pessoas a conhecerem-se melhor a si próprias e ao mundo que as rodeia e a situarem-se em cada momento da sua vida face a esse mesmo mundo (…) Visa ajudar os indivíduos a clarificar a essência da sua vida e a agir como cidadãos responsáveis na sua atividade profissional e nas restantes áreas.” (Maria Luísa Rodriguez Moreno, 2003)

• Apoiar os alunos no processo de elaboração dos seus projetos de vida;

• Ajudar os alunos a tomar consciência do tipo de fatores envolvidos na decisão vocacional;

• Promover comportamentos favoráveis ao planeamento, à exploração e à tomada de decisão de carreira;

• Facilitar o conhecimento acerca dos sistemas de ensino e das ocupações profissionais;

• Ajudar os alunos a comprometerem-se com uma escolha que os satisfaça, estabelecendo objetivos vocacionais específicos e realistas;

• Promover o desenvolvimento de planos vocacionais que incluam o conceito de formação ao longo da vida.

ESTRUTURA DO PROGRAMA HORIZONTES

MÓDULO TEMA
I.
Apresentação do Programa Horizontes  - encarregados de educação e alunos
Entrevista individual com encarregados de educação
Desbloquear para a exploração
Sistema de Ensino Português e Oferta Formativa
1.ª Entrevista individual
II.
Exploração do “EU”
Interesses e capacidades
Capacidades  - testes psicotécnicos
Interesses  - testes psicotécnicos
2.ª Entrevista individual
O mundo profissional
Valores profissionais
Preparação para a Feira das Profissões
3.ª Entrevista individual
III.
Exploração do mundo escolar e profissional
Feira das Profissões e do Ensino Superior
Vista à Mostra da Universidade do Porto
Exploração de materiais I - panfletos
Exploração de materiais II - Internet
Mini-estágio /td>
IV.
4.ª Entrevista individual
Compromisso com a escolha vocacional
Entrevista final com os pais e alunos
Follow-up individual td>

EXEMPLOS DE ATIVIDADES

A. FEIRA DAS PROFISSÕES E DO ENSINO SUPERIOR

Atividade que se realiza anualmente, no mês de fevereiro, e tem como objetivos principais:

• Contribuir para a construção de uma visão mais clara e aproximada da realidade do Ensino Superior e do mundo profissional;

• Promover o contacto direto com profissionais do interesse dos alunos;

•  Promover o contacto e esclarecimento de dúvidas acerca do Ensino Superior e mundo profissional.

Esta atividade conta com participação e colaboração de diversos profissionais, entre os quais, pais de alunos do Colégio dos vários níveis de escolaridade.
Tem existido um esforço crescente em corresponder aos interesses e expetativas dos alunos, bem como de diversificar as profissões apresentadas.
Esta feira ambiciona ainda, aproximar e familiarizar os alunos como o Ensino Superior, através da apresentação de várias instituições deste nível de ensino. Deste modo, pretende-se que os alunos comecem a delinear a sua decisão vocacional atempadamente e de forma consciente e planeada.
Ao longo das várias edições da Feira das Profissões e do Ensino Superior, tem também sido feito o alargamento desta a outros anos de escolaridade com o intuito de promover o desenvolvimento vocacional em idades cada vez mais precoces.

B. MINI-ESTÁGIOS

Projeto que se realiza anualmente, nas férias da Páscoa e que consiste em permitir aos alunos a observação direta, em contexto profissional, de um dia de atividade de um profissional do seu interesse.
Com esta iniciativa pretende-se, por um lado, permitir aos alunos contactarem diretamente com uma área de interesse e por outro, aproximá-los dos verdadeiros contornos do mundo profissional.
Algumas instituições que acolheram e entusiasmaram os nossos alunos foram, por exemplo, o Hospital Veterinário do Porto, o Hospital de Santo António e Hospital de São João, o Instituto de Biologia Molecular e Celular, a instituição de solidariedade social Mundos de Vida, em Vila Nova de Famalicão, o gabinete de Arquitetura Souto Moura, Arqs., entre outros locais.

C. VISITAS A INSTITUIÇÕES DO ENSINO SECUNDÁRIO E SUPERIOR

De forma a aproximar os alunos ao seu futuro percurso escolar têm-se vindo a promover visitas a instituições do ensino secundário e/ou superior que, para além proximidade física, correspondam também aos diversos interesses dos alunos.

D. VISITA À MOSTRA DA UNIVERSIDADE DO PORTO

Desde o ano letivo 2007/2008 os alunos do 8º. e 9º. ano (a partir de 2011/2012 também os do Ensino Secundário) visitam a Mostra da Universidade do Porto. Nesta iniciativa estão presentes as suas 14 faculdades, algumas das suas mais relevantes unidades de investigação e ainda os serviços centrais (Relações Internacionais, Formação Académica, Ação Social...).
Esta atividade tem com o objetivo dar a conhecer a diversidade da oferta formativa da Universidade - desde os cursos de 1.º ciclo até à formação pós-graduada -, esclarecer dúvidas associadas e, de um modo geral, motivar para o conhecimento.

E. VIDAS EM 60 MINUTOS

A partir de biografias relatadas na primeira pessoa, estes encontros têm como objetivo a reflexão acerca da construção da carreira e, de um modo mais alargado, acerca do projeto de vida de cada um.
São encontros que nos permitem conhecer personalidades diferentes, circunstâncias que levaram à construção de percursos singulares, perceber a diversidade de valores, competências e interesses que moldam os percursos vocacionais.
Surgem como momentos privilegiados de (re)construção e de (re)encontro de sonhos e expetativas entre pais e filhos. Por esta razão, a iniciativa “Vidas em 60 minutos” é dirigida a alunos do 3.º CEB e Ensino Secundário e seus pais.