História

O Serviço de Psicologia (SP) foi inaugurado no Colégio Nossa Senhora da Paz em Setembro de 2004.

Até à sua criação, a resposta às necessidades dos alunos na área da psicologia era fornecida pelos psicólogos da Escola Superior de Educação Paula Frassinetti (instituição da Província Portuguesa das Irmãs de Santa Doroteia) ou por estagiários da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto.

A crescente necessidade de um acompanhamento contínuo a alunos, encarregados de educação e profissionais, docentes e não docentes, de forma direta ou indireta, conduziu à abertura do Serviço de Psicologia do Colégio que desde cedo procurou desenvolver a sua intervenção com uma dupla vertente: remediativa – dando resposta a problemas específicos enquadrados no domínio psicopedagógico e preventiva ou promocional – promovendo o desenvolvimento pessoal e social de alunos e colaboradores, em diferentes áreas.

Em termos organizacionais, a atividade do SP é desenvolvida sob a orientação da Direção do Colégio, sendo a sua atuação articulada com os coordenadores dos vários sectores de ensino e com os docentes responsáveis pelos diferentes grupos ou turmas.

O SP tem privilegiado uma postura de integração na comunidade educativa e participação em todas as suas dinâmicas. O envolvimento de professores e pais na intervenção é também uma das suas linhas orientadoras uma vez que se reconhece a sua prioridade e potencial de eficácia enquanto agentes de mudança. O SP procura assim encontrar em todos os agentes educativos parceiros activos no processo de intervenção.