Uma tarde com...

Projecto de enriquecimento curricular para os alunos do 2º e 3º Ciclos

Panfleto (PDF)

O projecto “Uma Tarde com…” é um projecto de enriquecimento curricular que decorre nas tardes sem tempos lectivos dos alunos do 2º e 3º Ciclos (2ª e 4ª Feira).

Tem por objectivo proporcionar novas aprendizagens e a aquisição de conhecimentos que nem sempre estão contemplados no currículo oficial nacional; permitir a ocupação de tempo que não tenha sido necessário para o estudo autónomo; proporcionar a partilha de interesses e experiências de alunos de diferentes idades.

É orientado pelos professores das diferentes áreas curriculares ou disciplinares a partir de interacções diversas dos habituais contextos de sala de aula.

O projecto contempla seis áreas essenciais:

- História

- Ciências

- Mundo Actual

- Arte

Não envolve custos, com excepção das eventuais visitas/deslocações/entradas em alguma instituição (relativamente às quais os Pais terão sempre informação prévia).

Organização e funcionamento

1ª Etapa — Registo na base de dados

Todos os Pais interessados em RECEBER INFORMAÇÃO sobre cada uma das sessões de cada área devem registar-se nos seguintes endereços, de acordo com os seus interesses:

tardecomhistoria@gmail.com

tardecomarte@gmail.com

tardecomciencias@gmail.com

tardecommundo@gmail.com

- Devem indicar o nome do aluno, ano e turma, bem como o endereço electrónico através do qual pretendem receber a informação necessária.

- Este registo não implica qualquer compromisso de participação efectiva em qualquer sessão (uma vez que para isso terá que haver inscrição).

- Os alunos não registados nas bases de dados electrónicas não receberão informação por nenhuma outra via (professores, directores de turma, etc.) e não poderão inscrever-se nas sessões.

- Não há qualquer limite de registo nas bases de dados/actividades (poderão, pois, inscrever-se em todas).

2ª Etapa — Inscrição nas actividades

- Na semana anterior à realização de cada sessão, os Pais registados receberão a indicação dos conteúdos específicos da actividade a realizar (através do endereço que indicaram).

- Terão que proceder à inscrição efectiva do aluno na actividade:

- Até às 15 h da 5ª feira anterior, no caso das actividades de 2ª feira.

- Até às 15 h da 2ª feira anterior, no caso das actividades da 4ª feira.

- No dia anterior a cada actividade, os Pais receberão (através do endereço que indicaram) a confirmação da aceitação do aluno na mesma.

- Não serão aceites inscrições que não tenham sido enviadas pelo endereço electrónico de cada actividade.

- Não serão aceites participações que não tenham sido previamente confirmadas pelos responsáveis da actividade, através de e-mail

- A inscrição feita pelos Pais e a posterior confirmação feita pelo professor dispensa outros pedidos de autorização habituais do Colégio.

OBJECTIVOS GERAIS DAS ACTIVIDADES

Uma tarde com… História

- Selecção e pesquisa de factos históricos nacionais ou da História mundial (de acordo com os interesses dos alunos)

- Debate de ideias sobre temas da História contemporânea a partir de notícias, pesquisa na internet ou filmes