PROMED

O PROMED – PROjecto para a MElhoria do Desempenho dos alunos é um projecto de incentivo à utilização dos resultados da avaliação externa dos alunos para a melhoria das suas aprendizagens.

Os resultados obtidos pelos alunos nos exames nacionais, nas provas de aferição e nos testes intermédios são um património de informação que as escolas (ou agrupamentos de escolas) têm ao seu dispor. As que o utilizam para conceber estratégias de ensino que melhorem as aprendizagens dos alunos, nas várias áreas disciplinares, demonstram um potencial diferenciado de autoregulação do seu desempenho.

O GAVE pretende distinguir essas escolas, reconhecendo as suas práticas de utilização formativa da avaliação externa. Posteriormente essas escolas poderão promover, junto de outras escolas, iniciativas dirigidas à melhoria do desempenho dos alunos que tenham como ponto de partida os resultados da avaliação externa das aprendizagens.

O PROMED tem duas vertentes – o reconhecimento e a divulgação e disseminação de práticas.
O reconhecimento de práticas – As escolas que utilizem estratégias de intervenção na sala de aula ou desenvolvam dinâmicas de funcionamento das estruturas orgânicas da escola que conduzam à melhoria das aprendizagens dos alunos e/ou do ensino e cujo ponto de partida sejam os resultados obtidos pelos seus alunos em qualquer dos dispositivos de avaliação externa utilizados pelo Ministério da Educação (ME) exames nacionais, provas de aferição e testes intermédios – podem solicitar o reconhecimento das suas práticas, como práticas PROMED – Práticas de utilização da avaliação externa para melhorar as aprendizagens –, habilitando‐se ao Selo de Qualidade PROMED.

O Colégio Nossa Senhora da Paz participou ativamente no Projeto PROMED.

No ano lectivo de 2010/2011 apresentou o seu Guião de Caracterização de Política de Procedimentos de Avaliação de Aprendizagens (doc 1), tendo sido uma das 4 escolas que apresentaram o seu trabalho na

REUNIÃO GAVE – ESCOLAS em Maio de 2011 no Forum da Maia (doc. 2).

No ano lectivo de 2011/2012 participou na 2ª fase do projeto (inscrição definitiva) com a apresentação do Guião de Apresentação de Práticas PROMED – A função formativa da avaliação externa (doc.3).

Guião de Caracterização de Política de Procedimentos de Avaliação de Aprendizagem (PD

F)

Apresentação da REUNIÃO GAVE - ESCOLAS (PDF)

Guião de Apresentação de Práticas PROMED - A função formativa da Avaliação Externa (PDF)