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PRÉ-INSCRIÇÕES

 

CATEQUESE INSCRIÇÕES

APOIO PEDAGÓGICO NO ENSINO SECUNDÁRIO

1 - Apoio Pedagógico Interno

 

À semelhança do que acontece nos restantes ciclos de escolaridade, está previsto um sistema de Apoio Pedagógico para todos os alunos que revelem desfasamento relativamente às competências previstas, em qualquer momento do seu percurso escolar no ensino secundário.

Este Apoio é coordenado pelo Serviço de Psicologia e implementado pelos professores do ensino secundário, sendo o seu principal objectivo promover a aquisição de competências que se encontrem desfasadas dos objetivos previstos para uma determinada disciplina e para o conjunto da turma em que um aluno se insere. Não se trata de apoio pedagógico individualizado, funcionando em pequenos grupos organizados pelo Colégio de acordo com critérios estipulados internamente pelas suas estruturas pedagógicas. Pretende ser uma estratégia complementar de todo o trabalho realizado no âmbito das aulas de cada disciplina, não excluindo (até pressupondo) um esforço individual suplementar no sentido da aproximação das competências estipuladas.

A selecção dos alunos que frequentam o Apoio é feita exclusivamente a partir das indicações dos Conselhos de Turma, dos Directores de Turma, dos professores das disciplinas e dos professores responsáveis pelos próprios Apoios.

Será também implementado um sistema de apoio temporário (final do ano letivo) com vista à preparação para os Exames Nacionais a realizar no final do 11º e 12º Anos.

 

2 – Apoio pedagógico individualizado

2.1 - Apoio Pedagógico Personalizado

 

Mediante proposta conjunta do Conselho de Turma e do Serviço de Psicologia, os alunos que revelem qualquer tipo de desfasamento de aquisição das competências previstas deverão usufruir de apoio pedagógico personalizado durante os tempos lectivos ou não lectivos. A selecção do técnico/professor de apoio é da responsabilidade do Colégio, com posterior aprovação dos Pais ou Encarregados de Educação.

 

2.2 – Apoio Pedagógico Individualizado – Planos de Apoio

 

Atendendo a que a avaliação, sendo parte do processo de ensino-aprendizagem, permite verificar a aquisição das competências do currículo, diagnosticar insuficiências e dificuldades e orientar o processo educativo e a retenção dos alunos deve ser uma medida pedagógica de última instância, dado o carácter formativo da avaliação, considera-se importante optimizar as situações de aprendizagem, prevendo Planos Específicos (de Recuperação, de Apoio, de Desenvolvimento e de Acompanhamento) com vista ao sucesso educativo dos alunos e levados a cabo pelos diferentes professores de cada turma de forma coordenada e sujeita a avaliação sistemática.

A elaboração de qualquer tipo de Plano pressupõe sempre a elaboração de uma ficha de caracterização do aluno da qual devem constar as principais dificuldades/ competências em défice bem como as suas potencialidades.

 

2.3 - Plano de Recuperação

 

O Plano de Recuperação é o conjunto das actividades desenvolvidas quer no âmbito curricular quer de enriquecimento curricular que contribuem para que os alunos adquiram as aprendizagens e competências previstas no currículo do ensino básico. Pode integrar diversas modalidades e estratégias: pedagogia diferenciada na sala de aula, programa de tutoria (orientação e aconselhamento do aluno), actividades de compensação, aulas de recuperação, etc.. Estas dependerão da circunstância de cada aluno e das disponibilidades do Colégio Nossa Senhora da Paz.

A elaboração de Plano de Recuperação é obrigatoriamente aplicável aos alunos que revelem dificuldades de aprendizagem, concretamente a todos os que, no final do 1º período não tenham desenvolvido as competências necessárias para prosseguir com sucesso os seus estudos. É também aplicável a todos os alunos que, no decurso do 2º período (até à interrupção das actividades do Carnaval), indiciem dificuldades de aprendizagem que possam comprometer o seu sucesso escolar.

Os Plano de Recuperação devem ser actualizados (e os Pais ou Encarregado de Educação informados) quando:

a) o aluno apresenta competências em défice noutras áreas para além das descritas no plano de recuperação original;

b) se verifica um agravamento ou acréscimo significativo das competências em défice (transversais ou específicas) anteriormente referidas.

c) se alteram ou definem novas estratégias de recuperação para o aluno.

 

2.4 – Plano de Apoio

 

Sempre que o Conselho de Turma ou Professor julgar pertinente, poderá elaborar um Plano de Apoio para alunos que não preencham os critérios para plano de recuperação mas cujo défice face às competências previstas (transversais ou específicas de determinada disciplina) seja motivo de especial cuidado.

O Plano de Apoio é um documento interno que define estratégias de recuperação, adequadas às características do aluno, de forma a apoiá-lo na aquisição de aprendizagens e competências em défice.

Sempre que se verificarem dificuldades ou desfasamento significativos, o Plano de Apoio deverá ser substituido por Plano de Recuperação.

 

2.5 - Plano de Desenvolvimento

 

O Plano de Desenvolvimento é o conjunto das actividades desenvolvidas quer no âmbito curricular quer de enriquecimento curricular que possibilitam aos alunos uma intervenção educativa bem sucedida, criando condições para a expressão e desenvolvimento de capacidades excecionais. Pode prever modalidades e estratégias diversas, tais como a pedagogia diferenciada na sala de aula, programas de tutoria (para orientação e aconselhamento do aluno), actividades de enriquecimento, etc.. É aplicável aos alunos que revelem capacidades excecionais de aprendizagem, sendo decorrente da avaliação sumativa do 1º período feita por um Professor ou pelo Conselho de Turma.

A aplicação de um Plano de Desenvolvimento deve resultar de um diagnóstico fundamentado e comprovativo da existência de capacidades excecionais de aprendizagem.

 

2.6 – Plano de Acompanhamento

 

O Plano de Acompanhamento é o conjunto das actividades desenvolvidas quer no âmbito curricular quer de enriquecimento curricular que incidem nas disciplinas ou áreas disciplinares em que um aluno não adquiriu as competências essenciais, com vista à prevenção de situações de retenção repetida. É aplicável aos alunos que tenham sido objecto de retenção como resultado da avaliação sumativa final, sendo aplicado no ano escolar seguinte.