APOIO PEDAGÓGICO NO 1º CICLO

Atendendo a que a avaliação, sendo parte do processo de ensino-aprendizagem, permite verificar a aquisição dos objetivos/metas/competências do currículo; diagnosticar insuficiências e dificuldades; orientar o processo educativo. Atendendo a que a retenção dos alunos deve ser uma medida pedagógica de última instância, considera-se importante otimizar as situações de aprendizagem, prevendo Planos Específicos (de Recuperação, de Apoio, de Desenvolvimento e de Acompanhamento) com vista ao sucesso educativo dos alunos e levados a cabo pelos diferentes professores de cada turma de forma coordenada e sujeita a avaliação sistemática. Assim, os alunos que, no Colégio e no 1º Ciclo, revelam desfasamento face aos objetivos/metas/competências de aprendizagem previstos, são objeto de sinalização por parte dos professores titulares de turma, com o apoio do serviço de psicologia, com vista ao estabelecimento de Planos de Sinalização.

1 – PLANOS DE SINALIZAÇÃO

1.1 – Plano de Apoio

Sempre que o Conselho de Docentes do 1º Ciclo julgar pertinente, poderá elaborar um Plano de Apoio para os alunos que não preencham os critérios para a elaboração de um plano de recuperação mas cujo défice face aos objetivos/metas/competências previstos (transversais ou específicos de determinada área) seja evidente.

O Plano de Apoio é um documento interno que define estratégias de recuperação, adequadas às características do aluno, de forma a apoiá-lo na aquisição de aprendizagens e competências em défice.

Sempre que se verificarem dificuldades ou desfasamento significativos, o Plano de Apoio deverá ser substituído por Plano de Recuperação.

1.2 - Plano de Recuperação

O Plano de Recuperação é o conjunto das actividades desenvolvidas quer no âmbito curricular quer de enriquecimento curricular que contribuem para que os alunos adquiram as aprendizagens e competências previstas no currículo do ensino básico. Pode integrar diversas modalidades e estratégias: pedagogia diferenciada na sala de aula, programa de tutoria (orientação e aconselhamento do aluno), actividades de compensação, aulas de recuperação, etc.. Estas dependerão da circunstância de cada aluno e das disponibilidades do Colégio de Nossa Senhora da Paz.

A elaboração de Plano de Recuperação é obrigatoriamente aplicável aos alunos que revelem dificuldades de aprendizagem, concretamente a todos os que, no final do 1º período, no 1º ciclo, não tenham desenvolvido as competências necessárias para prosseguir com sucesso os seus estudos. É também aplicável a todos os alunos que, no decurso do 2º período (até à interrupção das actividades do Carnaval), indiciem dificuldades de aprendizagem que possam comprometer o seu sucesso escolar.

Os Plano de Recuperação devem ser actualizados (e os Pais ou Encarregado de Educação informados) quando:

a) o aluno apresenta competências em défice noutras áreas para além das descritas no plano de recuperação original;

b) se verifica um agravamento ou acréscimo significativo das competências em défice (transversais ou específicas) anteriormente referidas.

c) se alteram ou definem novas estratégias de recuperação para o aluno.

1.3 - Plano de Desenvolvimento

O Plano de Desenvolvimento é o conjunto das actividades desenvolvidas quer no âmbito curricular quer de enriquecimento curricular que possibilitam aos alunos uma intervenção educativa bem sucedida, criando condições para a expressão e desenvolvimento de capacidades excecionais. Pode prever modalidades e estratégias diversas, tais como a pedagogia diferenciada na sala de aula, programas de tutoria (para orientação e aconselhamento do aluno), actividades de enriquecimento, etc.. É aplicável aos alunos que revelem capacidades excepcionais de aprendizagem, sendo decorrente da avaliação sumativa do 1º período feita pelo Professor Titular de Turma do 1º ciclo.

A aplicação de um Plano de Desenvolvimento deve resultar de um diagnóstico fundamentado e comprovativo da existência de capacidades excecionais de aprendizagem.

1.4 – Plano de Acompanhamento

O Plano de Acompanhamento é o conjunto das actividades desenvolvidas quer no âmbito curricular quer de enriquecimento curricular que incidem nas disciplinas ou áreas disciplinares em que um aluno não adquiriu as competências essenciais, com vista à prevenção de situações de retenção repetida. É aplicável aos alunos que tenham sido objeto de retenção, como resultado da avaliação sumativa final do respetivo ano de escolaridade, e elaborado pelo Professor Titular de Turma do 1º Ciclo/Conselho de Docentes, no 1º ciclo, sendo aplicado no ano escolar seguinte.

2 – TIPOS DE APOIO PEDAGÓGICO

2.1 – APOIO PEDAGÓGICO EM GRUPO

Do horário dos alunos (em tempo extra letivo) constam dois tempos semanais de apoio pedagógico, da responsabilidade do professor titular de turma, que visa a promoção de competências em défice nos alunos sinalizados em cada grupo e para os quais foram criados Planos de Apoio ou de Recuperação. No limite, um aluno poderá frequentar os tempos de apoio da sua turma e, também, da outra turma do mesmo ano de escolaridade (no pressuposto de que existam duas turmas por ano de escolaridade).
A sinalização desses alunos é da competência do professor titular de turma, do Serviço de Psicologia, do Conselho de Docentes do 1º Ciclo, da Direção.
No 3º e 4º Anos, existe ainda a Oficina de Escrita, em que os alunos sinalizados para o efeito podem beneficiar de apoio nesta área específica, uma vez por semana.

2.2 – APOIO PEDAGÓGICO PERSONALIZADO

Mediante proposta conjunta do Professor titular de turma do 1º Ciclo e Serviço de Psicologia, os alunos que revelem desfasamento significativo de aquisição das competências previstas deverão usufruir de apoio pedagógico personalizado durante os tempos letivos ou não letivos. A seleção do técnico/professor de apoio é da responsabilidade do Colégio, com posterior aprovação dos Pais ou Encarregados de Educação.