SERVIÇO DE PROLONGAMENTO E ESTUDO

1 – PRÉ-ESCOLAR

No Jardim de Infância, o prolongamento corresponde ao período que decorre desde o término das atividades letivas até ao encerramento do Colégio (das 18.00 h às 19.00 h), obrigando ao pagamento de um valor mensal ou diário (de acordo com a inscrição feita no inicio do ano), e abrangendo automaticamente todas as crianças que estejam no Colégio após as 18.00 h.

2 – 1º CICLO

No 1º Ciclo, os alunos têm as seguintes opções, no que se refere à ocupação do tempo pós-letivo (a partir das 17.00 h):
a) O aluno fica a brincar no espaço de recreio/prolongamento, só sendo devido o pagamento pela frequência deste espaço a partir das 18.00 h (se a criança estiver no Colégio após essa hora, o seu valor diário ou o passe mensal, será automaticamente considerado).
Neste espaço/tempo não está prevista a realização de trabalhos de casa, sendo os alunos acompanhados por Auxiliares (à semelhança do que acontece em qualquer outro tempo de recreio).
b) O aluno vai, diariamente, para a sala de estudo do 1º ciclo, desde as 17.00 h até às 18.30 h, com acompanhamento de professor, realizando aí os seus trabalhos de casa. A frequência desta sala obriga ao pagamento de uma mensalidade específica.
Apenas serão encaminhadas para a mesma os alunos cujos Pais fizerem a respetiva inscrição na secretaria, sendo que a sua frequência não pode ser feita para dias específicos de cada mês, ou seja, terá que ser considerada integralmente, a não ser na situação que a seguir se indica:
- Os alunos que frequentam AEC´S no Colégio cujo horário é coincidente com a Sala de Estudo e Prolongamento, não estarão sujeitos ao pagamento do valor deste último desde que, cumulativamente:
* a saída das crianças se faça até às 18.30 h
* frequentem apenas o recreio/prolongamento
- Se os alunos frequentarem AEC´S do Colégio e os Pais pretenderem que frequentem a Sala de Estudo no tempo remanescente àquelas e até ao final do funcionamento da Sala, então terão que fazer a respectiva inscrição e suportar os seus custos.
- No caso dos alunos que frequentam AEC´S do Colégio/Apoios/Catequese e que pretendam frequentar a Sala de Estudo apenas em alguns dias (3 dias ou menos), será possível o pagamento de uma mensalidade específica.

3 – 2º E 3º CICLOS

No 2º e 3º Ciclos a ocupação do tempo não letivo dos alunos decorrerá da seguinte forma:

2ª FEIRA

3ª FEIRA

4ª FEIRA

5ª FEIRA

6ª FEIRA

INTERVALOS DA MANHÃ

INTERVALO DO ALMOÇO

INTERVALOS DA TARDE

TARDES SEM AULAS, EM QUALQUER DIA DA SEMANA

14.25 h/17.45 h

APOIOS

SALA DE ESTUDO

Os alunos dos 2º e 3º Ciclos que se encontrem no Colégio em qualquer tarde sem aulas terão, obrigatoriamente, que optar por uma das seguintes valências (pelo menos até às 16.30 h):

- Sala de estudo acompanhado (por professor(es)

- Apoios existentes para as várias disciplinas (cfr. Horários anexos). Os apoios são de frequência livre, para todos os alunos que os pretendam (embora os professores das turmas possam propor a frequência obrigatória para alguns alunos);

16.30 h / 18.15 h

APOIOS (ATÉ ÀS 17.45 H)

SALA DE ESTUDO

(pagamento de senha ou passe de prolongamento a partir das 18.00 h)

18.15 h / 19.00 h

RECREIO

(com pagamento de senha ou passe de prolongamento a partir das 18.00 h)

LEGENDA:

APOIOS
- Tempos de apoio das várias disciplinas, orientados pelos professores das mesmas, que podem ser frequentados por qualquer aluno; os alunos presentes no Colégio nas tardes sem aulas terão, obrigatoriamente que optar entre os Apoios e a Sala de Estudo Acompanhado;
- Sem encargos para os Pais

SALA DE ESTUDO ACOMPANHADO
- Opção alternativa aos Apoios das várias disciplinas; os alunos terão que, se presentes no Colégio nas tardes sem aulas, obrigatoriamente escolher uma das duas opções;
- Acompanhada por professor(es);
- Com encargos para os Pais apenas a partir das 18.00 h (Passe Mensal de Estudo ou Senha diária de Estudo – Cfr. Preçário 2017/2018)

RECREIO
- Com encargos para os Pais apenas a partir das 18.00 h (Senha diária de Estudo/Prolongamento – Cfr. Preçário 2017/2018)
O pagamento dos serviços a isso sujeitos pode ser feito em duas modalidades:
a)Passe mensal – quando o aluno é inscrito na Secretaria, e é pago o valor mensal previsto para este serviço, o que lhe permite a frequência diária.
b)Senha diária – quando o aluno, não estando inscrito, paga o valor correspondente a cada dia em que usa o serviço.