SERVIÇO DE PROLONGAMENTO E ESTUDO

1 - No Jardim de Infância, o prolongamento corresponde ao período que decorre desde o término das atividades letivas até ao encerramento do Colégio (das 18.00 h às 19.00 h), obrigando ao pagamento de um valor mensal ou diário (de acordo com a inscrição feita no inicio do ano), e abrangendo automaticamente todas as crianças que estejam no Colégio após as 18.00 h.

2 - No 1º Ciclo, os alunos têm as seguintes opções, no que se refere à ocupação do tempo pós-letivo (a partir das 17.00 h):

a)  O aluno fica a brincar no espaço de recreio/prolongamento, só sendo devido o pagamento pela frequência deste espaço a partir das 18.00 h (se a criança estiver no Colégio após essa hora, o seu valor diário ou o passe mensal,  será automaticamente considerado).

Neste espaço/tempo não está prevista a realização de trabalhos de casa, sendo os alunos acompanhados por Auxiliares (à semelhança do que acontece em qualquer outro tempo de recreio).

b) O aluno vai, diariamente, para a sala de estudo do 1º ciclo, desde as 17.00 h até às 18.30 h, com acompanhamento de professor, realizando aí os seus trabalhos de casa. A frequência desta sala obriga ao pagamento de uma mensalidade específica.

Apenas serão encaminhadas para a mesma os alunos cujos Pais fazem a respetiva inscrição na secretaria, sendo que a sua frequência não pode ser feita para dias específicos de cada mês, ou seja, terá que ser considerada integralmente, a não ser na situação que a seguir se indica:

- Os alunos que frequentam AEC´S no Colégio cujo horário é coincidente com a Sala de Estudo e Prolongamento, não estarão sujeitos ao pagamento do valor deste último desde que, cumulativamente:

*  a saída das crianças se faça até às 18.30 h

* frequentem apenas o recreio/prolongamento

- Se os alunos frequentarem AEC´S do Colégio e quiserem frequentar a Sala de Estudo no tempo remanescente àquelas e até ao final do funcionamento da Sala, então terão que fazer a respectiva inscrição e suportar os seus custos.

- No caso dos alunos que frequentam AEC´S do Colégio/Apoios/Catequese e que pretendam frequentar a Sala de Estudo apenas em alguns dias (3 dias ou menos), será possível o pagamento de uma mensalidade específica.

3 - No 2º e 3º Ciclos a ocupação do tempo pós-letivo (a partir das 17.30 h), dos alunos decorre da seguinte forma:

a) Alunos do 2º Ciclo

- Os alunos vão para a Sala de Estudo Autónomo do 2º ciclo a partir das 17.30 h, obrigatoriamente (sempre que estejam no colégio), com acompanhamento de Auxiliar de Ação Educativa;

Será necessário o pagamento de mensalidade ou senha diária (de acordo com a opção dos Pais) se houver presença após as 18.00 h. Ou seja, sempre que um aluno do 2º ciclo estiver no Colégio após as 18.00 h, será registada uma senha diária de estudo.

b)Alunos do 3º Ciclo

Os alunos poderão escolher:

- Frequentar a Sala de Estudo Autónomo do 2º ciclo, com acompanhamento de Auxiliar de Ação Educativa.  Só será necessário o pagamento de mensalidade ou senha diária (de acordo com a opção dos Pais) se houver presença após as 18.00 h. Ou seja, sempre que um aluno do 3º ciclo estiver no Colégio após as 18.00 h, será registada uma senha diária de estudo/prolongamento.

- Ficar no espaço de recreio, com acompanhamento de Auxiliar de Ação Educativa.

Os alunos do 3º Ciclo decidirão, diária e  autonomamente da sua presença ou não na sala de estudo autónomo do 2º ciclo, a não ser que os Pais informem por escrito o Diretor de Turma da obrigatoriedade da sua presença nela.

4 - No Ensino Secundário não se considera este período, podendo os alunos frequentar o Colégio em qualquer horário, desde que dentro do seu período de funcionamento/abertura.