Ténis

O mini-ténis é na sua essência, a adaptação do contexto de aprendizagem às necessidades e características dos jovens que iniciam a prática da modalidade. Por adaptação do contexto de aprendizagem, entende-se, o ténis jogado em campo reduzido, com uma rede mais baixa, uma bola mais lenta e uma raquete mais pequena, tendo por base a implementação do programa “Play and Stay” ,criado pela ITF (Federação Internacional de Ténis) em 2007, para um ensino progressivo do ténis.

A quem se destina:

É especialmente vocacionado para os jogadores mais jovens como forma de diversão e para facilitar a aprendizagem dos gestos técnicos e noções básicas de jogo.

Vantagens:

- Fazer do ténis um desporto mais fácil e divertido

- Motivar os alunos e fidelizá-los à modalidade

- Ajudar na promoção da modalidade

- Facilitar a aprendizagem técnico-táctica

- Ajudar na promoção da saúde e na aquisição de hábitos de vida saudável

Metodologia de ensino:

Ensino direccionado para a tarefa, privilegiando o método de ensino global e os exercícios “abertos” através de situações de jogo com oposição.

Avaliação /Informação:

A avaliação será efectuada com o registo das competências desenvolvidas a nível Físico, Técnico, Táctico e de participação. A informação ao Encarregado de Educação será entregue no Final de cada período.

Competição:

O ténis pela sua vertente competitiva desenvolve a auto-confiança e auto-estima. Ensina e promove o auto-controlo e o respeito pelo adversário. Para além dos habituais torneios internos, os alunos serão inscritos na Federação Portuguesa de Ténis, possibilitando desta forma a participação em torneios externos adequados à sua idade e nível. (MINI-CIR e BENJAMIN-CIR)

Links:

www.tennisplayandstay.com

www.atporto.pt

www.fpt.pt

Informações gerais

Destinatários: alunos dos 5 aos 10 anos

Mais informações e inscrição na Secretaria do Colégio ou através do endereço teniscolegiodapaz@gmail.com